Início Gastronomia Ceia vegana: como preparar da entrada à sobremesa

Ceia vegana: como preparar da entrada à sobremesa

Quem é adepto do estilo vegano não consome nenhum alimento, produto e até vestuário que tenha origem animal – nem mel de abelha! Mas engana-se que para comer bem é preciso ter sempre um corte de carne no prato. E isso também é válido para a Ceia, um dos jantares mais especiais do ano. Para te ajudar, fizemos um guia com sugestões de receitas veganas que irão deixar a sua noite natalina ainda mais gostosa. Confira:

É possível fazer uma ceia que não seja muito cara, sendo que tudo depende da escolha dos ingredientes. Castanhas, por exemplo, costumam ser mais caras. Como há uma variedade enorme de hortaliças e frutas que podem compor o seu jantar, procure as que mais lhe agrada e as mais frescas. Além disso, como a véspera de Natal cai no verão brasileiro, optar por alimentos mais leves é uma boa pedida.

Cardápio
Na ausência de grandes carnes, uma sugestão de prato principal é abóbora recheada e outros legumes feitos no forno. Lorrayne Tatagiba, chef e professora de gastronomia do Instituto Gourmet, indica dar destaque para assados de grãos, como lentilha, quinoa e soja.

“O mais importante é não esquecer dos temperos”, diz. Segundo ela, um dos principais erros que as pessoas cometem em refeições veganas é a pouca quantidade de sal e condimentos para ressaltar o gosto dos alimentos.

Lembre-se também de prestar atenção no passo a passo das receitas. “Algumas são um pouco mais longas e trabalhosas. Começar o preparo um dia antes é uma boa opção”, sugere a chef.

Para servir de entrada, Tatagiba recomenda canapés com pasta de grão-de-bico e salada com granola salgada e mix de castanhas. Na hora da sobremesa, use e abuse do panetone e cremes (sem leite e ovos, claro). A chef até indica uma versão diferente da rabanada: em vez de mergulhar o pão no leite de vaca e no ovo, use leite vegetal – como o de amêndoas ou de coco – e óleo vegetal. “Para adoçar, use melado de cana e depois peneire canela por cima”, ela ensina.

Com informações da Revista Globo Rural

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.