Início Agenda Fundação de Cultura de MS apresenta a exposição “Kummba”

Fundação de Cultura de MS apresenta a exposição “Kummba”

O Núcleo de Artes Visuais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul promove a exposição “Kummba”, a partir do dia 29 de agosto no Espaço Jorapimo, que fica no Memorial da Cultura. A entrada é gratuita e acontece a partir das 19h30min. A programação vai até o final de outubro.

As obras que vão participar da exposição são pinturas, gravuras, instalações, assemblagens e lambe-lambes, que prometem levar ao público uma exposição rica em cores, traços, ideias e experiências pessoais, fundamentalmente afirmando a necessidade da união, no fortalecimento que o artista deve ter com o outro da mesma etnia.

Kummba, palavra de origem africana, denomina um dos princípios da Kwanzaa, que se trata de uma celebração Pan-africana criada por Maulana Karenga, também fundador da organização PanAfricanismo. “Kwanzaa” significa “primeiros frutos da colheita” tendo como subsídio os festivais de colheitas realizados no final do ano pelos Povos Africanos do Kemet (Egito antigo), assim como os povos Ashanti, Yorubá, entre outros.

Kummba significa criatividade. Dessa maneira, o coletivo Enegrecer reúne um grupo de artistas que busca enaltecer a cultura Afro, provocando questionamentos e reflexões de assuntos que vão desde o cotidiano, no contexto atual, aos espaços que nossos corpos ocupam, de forma criativa, inovadora, crítica e afirmativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.