Início Agenda MIS realiza exposições e mostra de filmes abordando “Expressões do Fantástico”

MIS realiza exposições e mostra de filmes abordando “Expressões do Fantástico”

Acontece de 13 a 16 de agosto no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS), o evento “Expressão do Fantástico”, que entre as atividades terá duas exposições e uma mostra de filmes, abordando a estética do fantástico em diferentes expressões artísticas. O evento começará sempre a partir das 18h.

Na abertura, dia 13 de agosto, terça-feira, será exibida a websérie “A Todo Vapor!”, baseada na obra literária do professor Enéias Tavares, convidado especial para o primeiro debate.

Com criação de Enéias Tavares & Felipe Reis e produção da Cine Kings, “A Todo Vapor!” leva os espectadores a Paranapiacaba das Névoas para uma investigação insólita envolvendo crimes rituais, mistérios arcanos e um inusitado grupo de heróis, inspirado nos clássicos da nossa literatura.

Dia 14, quarta-feira, será exibido o filme “A Volta do Parafuso”, adaptação do livro de Henry James para o cinema. O longa retrata os acontecimentos na vida de uma jovem babá que é contratada para cuidar de órfãos convencidos de que sua casa é mal-assombrada. O debate será com o professor Fabio Dobashi da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Dando sequência no evento, na quinta-feira, dia 15 de agosto, m Mostra apresenta curtas da Astaroth Produções e debate com o professor Ramiro Giroldo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Larissa Anzoategui, diretora dos curtas. O encerramento da mostra de cinema conta com a exibição do filme “Malasartes e o Duelo com a Morte” e debate com o Andriolli Costa, com discussão sobre folclore e audiovisual.

“O fantástico pode ser entendido como uma estética abrangente que abarca diferentes expressões artísticas, e que traz uma narrativa que remete a aparições de elementos sobrenaturais ou insólitos – inexplicáveis pelas leis da física ou raciocínio lógico. Esses elementos rompem com a proposta de realidade estabelecida dentro de determinada obra, cuja verossimilhança com a realidade é marcada na narrativa. O fantástico obtém sucesso ao provocar no leitor a incerteza de sua percepção do real e, consequentemente, da percepção de sua própria existência”, explica a idealizadora do evento, Adrianna Alberti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.